Pimentas Online Pimentas Online
Você está em: Home » Blog » Negócios » Lucro certo com o plantio da Pimenta Malagueta em Minas Gerais

Lucro certo com o plantio da Pimenta Malagueta em Minas Gerais

Agricultura Familiar e o Cultivo de Pimenta

Toda produção é vendida para uma empresa de Belo Horizonte. Próxima safra deve render uma produção de mais de 70 mil quilos.

No município de Capela Nova, na região do Campo das Vertentes, os agricultores familiares e trabalhadores rurais estão descobrindo no plantio de pimenta malagueta mais uma alternativa de renda e ocupação. Além disso, toda a produção é vendida para o mercado externo, aumentando a procura por mão de obra e cursos de capacitação.

Tudo começou em 2011 quando dois produtores decidiram diversificar as atividades rurais, após visita ao município vizinho de Piranga, próximo a Viçosa, onde já existia a experiência com o cultivo de pimenta. “A gente plantava milho, mas era muito ruim pra vender, pois a venda era muito barata. Leite também era mesma coisa, chegava a época de seca, a gente tratava das vacas e o lucro ia todo embora. Agora a pimenta me dá um retorno mais rápido”, explica José Geraldo Moreira, o primeiro produtor do município a investir neste cultivo.

Assim com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) os agricultores pioneiros partiram para a iniciativa, que rendeu 3.200 quilos de pimenta em uma área de meio hectare. Hoje cerca de vinte produtores de várias comunidades rurais do município trabalham com a nova atividade.

Segundo o engenheiro agrônomo, Odair Gerônimo, toda a produção é vendida para uma indústria localizada em Belo Horizonte. De acordo com Odair, eles precisam trabalhar em dobro nos meses em que é feita a colheita. Pelas projeções da Emater, a safra 2013/2014 deverá render uma produção de mais de 70 mil quilos de produto, uma vez que foram plantadas neste ano 80 mil mudas da malagueta, em dez hectares.

O produtor Giovani Barbosa, criou boas expectativas para o investimento no fruto. "A gente planta hoje e daqui a três meses começa a produzir e sabendo que o mercado é certeiro”, comenta.


Fonte: G1 (http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2013/11/pimenta-e-alternativa-de-cultivo-com-lucro-certo-em-capela-nova-mg.html)
Foto: Pixabay



d Anuncie no PimentasOnline, certeza de bons negócios!