Pimentas Online Pimentas Online
Você está em: Home » Pimentas » Conservas » Conserva de Pimenta por Congelamento

Conserva de Pimenta por Congelamento

1 - Conserva de Pimenta por Congelamento

As variedades com frutos maiores ou frutos com paredes mais espessas - como o Pimentão, Poblano, Cubanelle, Anaheim, Jalapeño e Serrano - são excelentes para serem congeladas. É aconselhável utilizar apenas pimentas frescas e sem nenhuma mancha ou marca de doença para serem congeladas. Não esqueça sempre de lavá-las muito bem antes de qualquer preparação de conservas!

Para o congelamento de frutos grandes (Pimentão, Cubanelle, Poblano etc) aconselha-se retirar o caule e as sementes. Logo em seguida, corte o fruto em tiras e coloque-as uma sobre as outras. Dessa maneira você ocupa menos espaço na armazenagem. Após empilhar as tiras, coloque-as dentro de um saco plástico com fecho próprio para essa finalidade ou algum outro recipiente de plástico com ótima vedação. Esses recipientes permitem a abertura e fechamento prático e praticamente ilimitado, após a retirada da quantidade que você deseja utilizar. Dependendo da finalidade que você deseja utilizar os frutos após congelamento, você pode optar por tiras mais largas ou tiras mais finas, antes do congelamento.

Para frutos menores mas com paredes espessas - Jalapeño, Serrano, Anaheim etc - é interessante definir primeiramente qual a finalidade que você deseja utilizar os frutos após descongelamento. Caso queira conservar o fruto inteiro (sem fatiá-lo ou cortá-lo de qualquer outra maneira) e para que ele mantenha sua forma e aparência praticamente inalterada, você pode seguir estas dicas:

• coloque os frutos que deseja congelar sobre uma bandeja, leve ao congelador por aproximadamente 50 minutos.

• retire os frutos do congelador e coloque-os dentro de um saco plástico com fecho ou algum outro recipiente de plástico com ótima vedação. Retorne o saco plástico ou recipiente a geladeira e utilize conforme o necessário.

Geralmente, as pimentas congeladas conseguem manter-se intactas, tanto em forma quanto sabor, por pelo menos 8 meses. A capsaicína não é alterada nem pelo congelamento, nem pelo descongelamento da pimenta. Durante o processo de congelamento, a capsaicína chega a cristalizar-se, dividindo-se em pequenas partes que acabam sendo absorvidas pelas paredes do fruto. É por esse motivo que muitas pessoas tem a impressão de que as pimentas ficam mais picantes após o congelamento. Isso é apenas impressão, pois a capasaicina não aumenta, nem reduz com esse processo.



 

Visite e conheça também nossas páginas com detalhes sobre outros métodos de conserva de pimentas!


Facebook