Pimentas Online Pimentas Online
Você está em: Home » Pimentas » Cultivo » Cultivo em Estufas - Especial!

Cultivo em Estufas - Especial!

 Cultivo de Pimenta utilizando Estufas

Atendendo a inúmeros pedidos, o PimentasOnline traz a você esta seção especial sobre Cultivo de Pimenta em Estufas.

Na realidade, as informações fornecidas aqui servem como complemento para todas as nossas páginas referentes ao Cultivo de Pimenta. Ambas as áreas (Cultivo de Pimenta e Estufas) serão sempre revisadas e receberão dicas e detalhes adicionais caso alguma novidade esteja disponível.

Nesta seção você encontrará inúmeras informações, dicas e muito mais para que você possa conhecer, aprender e quem sabe utilizar estufas para o cultivo de sua pimenta ou mesmo outros tipos de plantas.

Nós do PimentasOnline esperamos que você aprecie mais esta área em nosso portal! 

 

Informações Gerais sobre o Cultivo de Pimenta utilizando Estufas

As estufas são excelentes estruturas, ou melhor, ferramentas que podem auxiliar e muito o cultivo de suas pimentas ou mesmo de qualquer outra variedade de planta que você desejar.

O objetivo principal da utilização de uma estufa é recriar um ambiente equilibrado para que suas plantas cresçam da maneira mais produtiva possível, totalmente independente das condições e variações climáticas externas ao ecossistema de sua estufa.

Em alguns países, as estufas são praticamente essenciais para o cultivo de diversas variedades de plantas. Isso porque as condições e variações climáticas nesses países são tão extremas que seria praticamente impossível fornecer todas as condições necessárias para o cultivo de pimenta (ou qualquer outra planta). Além disso, conforme mencionado, a independência com relação ao ambiente externo faz com que sua produção de frutos e folhas frescas seja muito bem aproveitada em qualquer temporada do ano.

As estufas são estruturas que variam muito em forma e tamanho. Elas podem atender a demanda de gigantescas plantações ou mesmo fazer parte da varanda de seu apartamento ou de uma pequena área reservada em sua casa.

Essa grande variedade de formas e tamanhos geralmente traz muitas dúvidas ou gera confusão caso você esteja iniciando seu cultivo de pimenta em estufa. Vale à pena salientar que os fatores básicos para a escolha correta de sua estufa são: área disponível para instalação de sua estufa e tipo de planta que deseja cultivar.

Ao definir a área que será disponibilizada para a instalação de sua estufa, você deve necessariamente considerar não somente a área livre para o plantio, mas também acrescentar ao cálculo o espaço ocupado pelos equipamentos de abastecimento de água, controle de temperatura, raio de atuação utilizado pelas portas, altura máxima atingida pela variedade de planta que você deseja cultivar, espaçamento necessário para o crescimento correto de cada planta, dentre outros detalhes (isso geralmente não é aplicado para as mini-estufas, as quais são utilizadas em locais extremamente pequenos na maioria das vezes).

Uma dica: se você possui espaço suficiente para uma estrutura de grande porte, mas não pode investir imediatamente na ocupação de todo esse espaço, construa uma estufa menor, mas com a possibilidade de expansão ao longo do tempo (estufa modular). Dessa maneira você pode iniciar o cultivo de sua pimenta o quanto antes e conseqüentemente adquirir a experiência necessária para lidar com uma maior quantidade de plantas em sua estufa.

As inúmeras vantagens fornecidas pelas estufas exigem em troca diversos cuidados para manter seu ecossistema interno. Esses detalhes variam desde o posicionamento correto de acordo com a luminosidade/sombreamento exigido pela variedade de planta que você deseja cultivar, até os cuidados com o abastecimento de água, irrigação, aquecimento (ou resfriamento!), materiais utilizados na construção, etc.

É por esse motivo que nós do PimentasOnline resolvemos apresentar esta nova seção dividida em tópicos conforme o menu apresentando mais adiante nesta mesma página.

Cada tópico apresentado nesse menu receberá seu devido link e texto em breve. Portanto acompanhe-nos sempre, pois cada nova etapa será lançada em períodos de tempo específicos conforme compilamos nossos inúmeros materiais de pesquisas. 

 

Cultivo de Pimenta em Estufas - Índice:

1  – Modelos de Estufas

• 2  – Tipos de Materiais Estruturais utilizados em Estufas

• 3  – Tipos de Materiais Utilizados na Proteção/Cobertura de Estufas

• 4  – Localização e Posicionamento da Estufa

• 5  – Ventilação, Luminosidade e Sombreamento (Isolamento Programado de Luminosidade)

• 6  – Instalação Elétrica

• 7  – Aquecimento e Controle de Temperatura

• 8  – Abastecimento de Água e Irrigação

• 9  – Estufas com Prateleiras Suspensas

• 10 – Ferramentas Externas de Auxilio para Multiplicação e/ou Germinação de suas Plantas

• 11 – Higiene e Limpeza

• 12 – Doenças e Pragas

• 13 – Nutrição das Plantas - Utilização de Adubo / Fertilizantes

• 14 – Solo (Preparação, Misturas e Manutenção)

• 15 – Sistemas para Controle de Crescimento de suas Plantas

• 16 – Formas de Sustentações para Plantas Altas e/ou Pesadas

• 17 – Utilizando Vasos e Canteiros Móveis

• 18 – Podagem 

* - * -

Newsletter:

Deseja estar sempre atualizado com as novidades e dicas do PimentasOnline.com?!

Basta cadastrar-se em nosso Newsletter digitando seu nome e e-mail no campo localizado abaixo do menu e logo em seguida clicando em OK!

É rápido e totalmente gratuito! Aproveite!

Facebook