Conserva de Pimenta em Bebida Alcoólica

A conserva de pimentas em bebida alcoólica é um dos processos mais simples e fáceis para se obter bebidas aromatizadas, normalmente utilizadas em molhos, na preparação de outras receitas ou mesmo como aperitivo antes das refeições.

Quando mencionamos simples queremos dizer que, devido ao teor álcoolico das bebidas, não é necessário passar pelo processo de esterilização normalmente efetuado nas outras formas de conserva de pimentas, como por exemplo, a Conserva de Pimentas em Vinagre. Apenas bebidas com teor alcoólico de no mínimo 35% devem ser utilizadas. As mais comumente utilizadas são: Whisky, Vodca e Rum. O Whisky é o ingrediente mais apropriado para o preparo de molhos e receitas especiais, devido ao seu sabor inigualável. Diversas bebidas "quentes", próprias para serem consumidas durante o inverno, podem ganhar um toque especial com a adição de bebidas aromatizadas com pimenta. Para o Chocolate Quente, basta adicionar um pouquinho de Whisky aromatizado para que ele fique ainda mais quente. O Rum normalmente é utilizado para "aquecer" chás ou ponches.

Além disso, a quantidade de pimentas utilizadas é muito menor em relação aos outros tipos de conserva. Normalmente, utiliza-se apenas 1 pimenta para cada 700ml de bebida. O processo de Conserva de Pimenta em Bebida Alcoólica é indicado para as pimentas mais fortes em pungência, como por exemplo, a Scotch Bonnet ou a Habanero. Basta fazer alguns furos em torno da pimenta, colocá-la na garrafa de bebida desejada e aguardar por aproximadamente 8 dias antes de utilizar a bebida como ingrediente para suas receitas.

Caso você prefira utilizar álcool puro (como por exemplo, o de cereais), normalmente encontrado em farmácias, mencione com antecendência qual o seu objetivo, pois você poderá comprar álcool iso-propílico, o qual é extremamente perigoso à saúde e impróprio para consumo! Por esse motivo aconselhamos apenas a utilização de bebidas alcoólicas, para evitar riscos ou erros graves.