Escala de Scoville

By College Yearbook [Public domain], via Wikimedia Commons

Escala de Scoville


A Escala de Scoville é a medida que classifica as pimentas de acordo com sua ardência (pungência), a qual é definida pela quantidade de capsaicina presente nos frutos.

Essa unidade de medida foi criada por Wilbur Scoville, químico americano responsável pela criação do teste que permite identificar a quantidade de capsaicina, denominado por ele mesmo como Teste Organoléptico Scoville.

O método de Scoville consiste na diluição do extrato da pimenta à ser testado numa solução de água e glicose (açucar), até que a ardência não seja mais perceptível pelo paladar dos participantes no teste. Portanto, a escala de Scoville baseia-se na utilização de pessoas para classificação das pimentas, tornando-o um método impreciso, pois existe variabilidade na sensibilidade de cada pessoa para com a capsaicina.

Atualmente, os métodos mais comumente utilizados são o HPLC (High Performance Liquid Chromatography) e a análise de DNA. No HPLC a classificação é definida em unidades ASTA e, apenas posteriormente se necessário, convertida para Scoville (mais comumente utilizada). Para mais informações sobre o HPLC, basta seguir este link: High Performance Liquid Chromatography.

Veja a classificação das pimentas presentes em nosso banco de dados de acordo com a Escala de Scoville:


Banco de Dados


Referências:


The NNDB Tracker

University of Kentucky