Espécie: Capsicum annuum

Peperoncini (Friggitello, Peperone, Peperoncino, Pimenta Doce)

Espécie Capsicum annuum
Origem N/D
Und. Scoville 100 - 500
Grau de Ardência 1
Coloração Imatura Verde Clara
Coloração Madura Vermelha
Comprimento Aproximado 150 - 200 mm
Diâmetro Aproximado 30 - 35 mm


Informações Gerais


Peperoncini é uma variedade da espécie Capsicum annuum muito apreciada e conhecida na Itália. O termo Peperoncini é utilizado mais comumente no inglês americano (bem como os termos Tuscan pepper, Sweet Italian peppers e golden Greek peppers. Esta última é uma variedade grega da Peperoncini de cor amarela, muito conhecida e apreciada).

Na Itália esse tipo de pimenta é conhecida por friggitello (friggitelli, no plural) ou mais comumente peperone (peperoni, no plural) , assim como outras variedades de pimentas suaves. O termo Peperoncini (peperoncino, no singular) é utilizado para as variedades de pimentas picantes.

No Brasil elas são conhecidas como Pimenta Doce e atualmente são encontradas com facilidade em feiras livres.

Peperoncini não deve ser confundido com Pepperoni, nome do típico salame picante italiano.


Cultivo


Peperoncini crescem em arbustos de até aprox. 770 mm de altura e produzem pimentas verdes (estado imaturo) que atingem a cor vermelha em plena maturidade. São comumente colhidos quando atingem o comprimento aprox. de 80 a 100 mm, podendo chegar a comprimentos de até 200 mm.


Informações Gastronômicas


Peperoncini são tipicamente utilizadas em sanduíches, pizzas, saladas e antepastos, bem como guarnições para deixar alguns pratos com textura crocante e salgada.

Na Itália são geralmente consumidas frescas, secas ou curtidas em azeite de oliva. São comumente utilizadas em tempêros para realçar o sabor de molhos, carnes e vegetais. O peperoncino é um dos ingredientes de pratos como massas preparadas alla Puttanesca, bem como molhos à base de tomate, tais como o Molho á Bolognesa e o salsa alla diavola. Como antepasto é servido juntamente com pickles, salame e outros embutidos defumados.