Espécie: Capsicum chinense

Biquinho Vermelha (Pimenta-de-Biquinho)

Espécie Capsicum chinense
Origem Brasil
Und. Scoville 500 - 1.000
Grau de Ardência 1
Coloração Imatura Verde
Coloração Madura Vermelha
Comprimento Aproximado 25 mm
Diâmetro Aproximado 20 mm


Informações Gerais


A pimenta biquinho ou pimenta-de-biquinho é uma pimenta que ganhou fama e popularidade de forma extremamente rápida no Brasil. Isso porque ela apresenta pungência (ardência) baixa, o que permite que sejam consumidas de maneira muito agradável.

Seu pequeno tamanho as tornam ideais para que sejam consumidas por inteiras como aperitivo, sendo preparadas principalmente em conservas de vinagre. Elas chegam a alcançar em torno de 25 milímetros de comprimento e 20 milímetros de diâmetro na parte mais grossa e até 0.3 milímetros em seu extremo mais delgado. Recebem esse nome porque sua forma assemelha-se literalmente a um bico.

Seus frutos são de cor vemelha e possuem uma boa quantidade de sementes que confere uma sensação bem exótica ao serem mastigadas.

A pimenta biquinho era utilizada inicialmente apenas como ornamentos ou de forma decorativa.

Apesar de apresentarem baixa pungência, já encontramos algumas amostras extremamente picantes, provavelmente submetidas ao processo de irrigação "por stress" da planta que causa a alteração e aumento de concentração repentino de capsaicína no fruto (para mais detalhes sobre esse processo, veja nosso artigo sobre Irrigação).