Espécie: Capsicum annuum

Cayenne (Caienne, Caiene, Caienna, Caiena)

Espécie Capsicum annuum
Origem México
Und. Scoville 30.000 - 50.000
Grau de Ardência 6
Coloração Imatura Verde
Coloração Madura Vermelha
Comprimento Aproximado 50 - 200 mm
Diâmetro Aproximado 10 - 20 mm


Informações Gerais


A Cayenne é extremamente conhecida pela forma mais comum de seus frutos - longos, finos e distorcidos. Apresentam um grau de ardência alto e podem variar de 50 a 200 mm de comprimento.

É uma das plantas mais antigas da espécie, com evidências do período pré-colombiano e citadas históricamente, pela primeira vez, em torno de 1540. Recebeu o nome de Cayenne por ser este o nome da capital da Guiana Francesa, bem como o nome do rio onde essas pimentas - não mais atualmente - eram cultivadas.

Atualmente existe uma grande variedade de tipos, muitos pertencendo às regiões do extremo Oriente.


Cultivo


As sementes da Cayenne brotam, geralmente, após 21 dias. Para atingir o amadurecimento ela leva em torno de 90 dias. Atinge uma altura média de 450 mm, podendo chegar a 750 mm em alguns casos. Seus frutos, como já mencionado, podem variar entre 50 a 200 mm de comprimento.


Informações Gastronômicas


As pimentas Cayenne são comumente utilizadas em sua forma seca. Além da alta ardência (pungência), elas possuem um sabor suavemente amargo. Grande parte da produção em alta escala da Cayenne é direcionada para a linha de temperos em pó. São trituradas em granulos espessos, apesar de manterem um sabor de maior qualidade se forem compradas frescas e moídas instantes antes de serem utilizadas. Na culinária asiática a Cayenne e suas variedades não podem faltar em seus pratos.