Espécie: Capsicum pubescens

Rocoto

Espécie Capsicum pubescens
Origem Perú
Und. Scoville 50.000 - 100.000
Grau de Ardência 7
Coloração Imatura Verde
Coloração Madura Vermelha, Amarela, Marrom
Comprimento Aproximado 40 - 70 mm
Diâmetro Aproximado 40 mm


Informações Gerais


Rocoto é a denominação comum as pimentas pertencentes a espécie Capsicum pubescens, as quais possuem uma grande resistência ao frio. Estão presentes na América do Sul, de acordo com arqueólogos, a mais de 7000 anos. Nos Andes são cultivadas em locais serranos ou mesmo montanhas. Possuem forma semelhante à uma pêra, sendo que algumas de suas variedades são chamadas de Chile Perón (Pimenta Pera) e outras de Chile Manzano (Pimenta Maça).


Cultivo


A Rocoto tem capacidade de resistir a uma temperatura de até -5°C, mas com perda significativa na produtividade (tempo de amadurecimento e principalmente colheita dos frutos). Como mencionado anteriormente, elas se adaptam bem às regiões serranas e montanhosas. A planta pode atingir até 2 metros de altura, apresentando folhas verdes (escuras e claras). Suas flores são violetas com o núcleo na cor branca. Os frutos da Rocoto chegam medir até 70 mm de comprimento e 40 mm de diâmetro.


Informações Gastronômicas


A Rocoto possui um sabor frutoso e levemente tropical. Seus frutos são suculentos, apresentando bastante polpa e sendo preparados de forma frita, principalmente no Perú. Também é bastante utilizada em molhos, como por exemplo no prato Ceviche, ou então podem ser recheadas (Rocoto Rellenos).