Espécie: Capsicum annuum

Pimentão

Espécie Capsicum annuum
Origem México, América Central e Norte da América do Sul
Und. Scoville 0
Grau de Ardência 0
Coloração Imatura Verde
Coloração Madura Amarela, Vermelha, Roxa, Laranja
Comprimento Aproximado 120 - 150 mm
Diâmetro Aproximado 100 - 120 mm


Informações Gerais


O Pimentão é uma das variedades mais suaves da espécie Capsicum annuum, originária de diversas áreas do continente americano. Podem atingir entre 120 a 150 mm de comprimento e até 120 mm de diâmetro.

Devido a suas cores brilhantes e aparência vistosa, são apreciados em diversas partes do mundo, onde são ingredientes presentes em diversas receitas.


Cultivo


O Pimentão crescem em arbustos de até aprox. 600 mm de altura e produzem frutos verdes (estado imaturo) que amadurecem em diversas cores diferentes.

As plantas devem ser geralmente sustentadas por apoios artificiais (por exemplo, bambus) para evitar quebra ou envergadura excessiva, pois seus frutos são relativamente grandes e pesados para estrutura geral da planta.

Seus frutos levam em torno de 65 dias para amadurecerem. Algumas variedades até 95 dias.


Informações Gastronômicas


O Pimentão possui uma textura úmida e crocante, com nenhuma ardência presente (não possui capsaicina, com exceção da variedade Mexibell). Os pimentões verdes geralmente são mais amargos, devido a falta de amadurecimento. São utilizados em pratos de diversas partes do mundo, não só em sua forma tradicional, mas também seco e moído como ingrediente pertencente a páprica.

É uma fonte excelente de vitamina A, vitamina C e vários outros nutrientes.