Vindaloo

By stu_spivack, via Flickr

Vindaloo


Vindaloo é um prato indiano derivado do prato português chamado "Carne de Vinha dAlhos", geralmente preparado com carne de porco, vinho e alho. O prato foi trazido a Goa pelos portugueses e tornou-se uma refeição Goana servida em ocasiões especiais. O prato tradicional português era feito com carne de porco curtida no vinho tinto ou vinagre de vinho tinto, pimenta e cozido com alho.

Em Goa o prato português evoluiu para o Vindaloo, recebendo quantidades generosas de temperos, principalmente tempêros extremamente pungentes. Geralmente é servido com carne de frango ou carneiro.

O Vindaloo não é um prato comum na Índia de forma geral, mas é um prato bem popular na região de Goa. Recebeu enorme popularidade devido a sua presença em quase todos os menus de restaurantes indianos pelo mundo, sendo extremamente famoso em locais como a Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio. É geralmente um dos pratos mais pungentes (picantes) presente nos cardápios de restaurantes indianos, possuíndo às vezes uma versão ainda mais pungente (picante) chamada de Tindaloo.

Existe um prato da culinária indiana ainda mais pungente chamado de Phall.


Receitas de Vindaloo:


Veja abaixo algumas receitas de Vindaloo presentes em nossa área de Gastronomia: